PROJETOS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS
1. Políticas Públicas no Brasil e na Amazônia: Analisando Elementos Comuns e Particularidades
Coordenadora: Ana Claudia Pedrosa de Oliveira
RESUMO: A partir de 1988 houve um esforço inédito de descentralização das políticas públicas antes implementadas pelo governo federal. Como um país continental que soma 5.565 municípios, muitas vezes as políticas públicas formuladas no âmbito central precisam ser adaptadas ao contexto e às características locais para entregar os resultados esperados pelos formuladores da política. Nesse sentido, o intuito desse projeto de pesquisa é identificar e explorar elementos comuns e as especificidades das políticas públicas no âmbito do Brasil e da Amazônia. O projeto também se debruça na análise dos desafios e dos cases de sucesso no processo de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas pelos entes subnacionais.
2. Análises e propostas de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e sua implantação em diferentes níveis
Coordenador: Dalton Chaves Vilela Junior
RESUMO: Políticas públicas são necessárias para o desenvolvimento de diferentes setores, na área de Inovação não é diferente. Recentemente, a partir da lei de inovação de 2004, foram criados vários marcos legais para apoiar a inovação, estes marcos possibilitam e orientam a realização de diferentes atividades, contudo há ainda dificuldade em sua aplicação e resistências institucionais para seu uso. Este projeto visa compreender os marcos existentes e analisar sua aplicação no contexto organizacional. O foco do projeto são Instituições de Ciência e Tecnologia e os marcos legais incluem a lei de inovação (Lei 10.973, 2004), Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e sua regulamentação (Lei 13.243/2016 e Decreto 9.283/2018), além de outras regulamentações e diretrizes, como a Estratégia Nacional de Inovação e a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual. O desenvolvimento do projeto analisará a realidade atual, as dificuldades de implantação e os resultados já obtidos.
3. Saúde Pública na Amazônia: discutindo especificidades e desafios
Coordenadora: Ana Claudia Pedrosa de Oliveira
Resumo: o estudo busca identificar as especificidades da região amazônica e seus efeitos na saúde pública do estado do Amazonas. A saúde pública é um problema histórico e recorrente no estado, que possui indicadores abaixo da média dos estados brasileiros. As características e especificidades regionais, como as extensas distâncias entre os municípios, os problemas logísticos e de transporte, tornam o acesso aos serviços de média e alta complexidade, que se concentra na capital amazonense, ainda mais complexo e custosos para o poder público e para o usuário. Para alcançar o objetivo, a coleta de dados será realizada pelas técnicas bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados será realizado de forma qualitativa por meio da triangulação dos dados. Compreender as especificidades e seus efeitos na provisão do serviço aos cidadãos é fundamental para que o poder público possa formular e adaptar as políticas públicas para esse contexto.
4. Inovações Sustentáveis: Integrando Tecnologia e Sociedade para o Desenvolvimento Organizacional
Coordenador: Jurandir Moura Dutra
Resumo: o estudo busca entender de que forma a adoção de tecnologias emergentes e práticas sociais inovadoras pode reduzir o impacto ambiental das organizações e, ao mesmo tempo, melhorar seu desempenho econômico e operacional. O objetivo é identificar tecnologias e abordagens que promovam a sustentabilidade ambiental, como o uso de energias renováveis, métodos interessantes de reciclagem e a gestão eficiente de recursos. Além disso, a pesquisa examina como essas inovações impactam a performance organizacional, utilizando métricas como eficiência operacional, redução de custos, satisfação dos stakeholders e fortalecimento da imagem corporativa.
A análise detalhada desta pesquisa focará nas sinergias entre a sustentabilidade ambiental e o desempenho organizacional, oferecendo insights práticos para que empresas possam integrar práticas sustentáveis com benefícios econômicos e/ou operacionais. Espera-se, assim, contribuir para o desenvolvimento de um modelo de gestão que responda tanto às exigências dos usuários de serviços públicos no que se refere aos desafios ambientais, criando valor para a organização e a sociedade como um todo.
LINHA DE PESQUISA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ORGANIZAÇÕES
1 Práticas, Desafios e Estratégias de Gestão Pública no Contexto Brasileiro
Coordenador: Maurício Brilhante de Mendonça
RESUMO: Este projeto de pesquisa explora as práticas de gestão pública no contexto brasileiro e particularmente no contexto amazônico, com enfoque nas instituições públicas e em organizações relacionadas. A pesquisa analisa os desafios enfrentados pelos gestores públicos e as estratégias empregadas para promover a eficiência, a eficácia e a sustentabilidade das práticas administrativas. Com uma abordagem qualitativa e quantitativa, o estudo investiga a formulação, implementação e avaliação de iniciativas inovadoras e autossustentadas que integram aspectos sociais, econômicos e tecnológicos no setor público. O projeto também examina o papel das políticas públicas e da gestão estratégica na promoção de serviços públicos de qualidade e na resolução de problemas sociais complexos.
2. Características demográficas dos gestores: uma análise de suas relações com indicadores dos municípios e organizações públicas brasileiras
Coordenador: Victor Godeiro de Medeiros Lima
Resumo: o projeto investiga como as características demográficas dos gestores, como idade, gênero, nível educacional e experiência, influenciam o planejamento e o desempenho dos municípios e organizações brasileiras. Baseando-se nas teorias do capital humano e dos escalões superiores, a pesquisa propõe que esses atributos moldam a gestão, as percepções e as estratégias dos líderes, impactando o desempenho organizacional. Enquanto a teoria do capital humano enfatiza a influência dos atributos na capacidade de decisão e gestão, a perspectiva dos escalões superiores destaca como as características dos líderes afetam valores e estratégias organizacionais. A análise utilizará dados secundários de fontes públicas e aplicará técnicas estatísticas para identificar padrões e correlações entre os perfis dos gestores e indicadores de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com isso, pretende-se compreender o papel das características individuais dos gestores no fortalecimento da gestão pública.
O estudo visa fomentar o debate sobre a qualificação e diversidade na liderança pública, fornecendo subsídios para políticas públicas e programas de capacitação que promovam a governança no Brasil.
3. NBC TDS 01 e 02 em hospitais públicos brasileiros: Inovação para o aperfeiçoamento da transparência e das práticas ESG
Coordenador: Redvânia Vieira Xavier
Resumo: este estudo tem como objetivo desenvolver e propor estratégias para a implementação das normas NBC TDS 01 e NBC TDS 02 em hospitais públicos de grande porte vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa utiliza ferramentas tecnológicas, como Power BI, Inteligência Artificial e Machine Learning, para integrar as diretrizes normativas às práticas de governança hospitalar, com foco na promoção de transparência e adoção de práticas ESG. Fundamentada na Teoria Institucional, a pesquisa analisa as pressões isomórficas que influenciam a conformidade e a inovação nos processos hospitalares. Por meio de uma revisão sistemática, coleta de dados empíricos e experimentos controlados, busca-se otimizar a gestão hospitalar, reduzir inconsistências e propor um framework replicável para outras instituições públicas, contribuindo para maior eficiência administrativa e impacto social positivo no sistema de saúde pública.
4. Transformação Digital na Administração Pública: Monitoramento e Estratégia no Estado do Amazonas
Coordenador: Daniel Reis Armond de Melo
Resumo: a Transformação Digital é a aplicação de inovação digital para transformar e gerar valor para a sociedade e os negócios (Albertin e Albertin, 2021). Para Rosa e Almeida (2018), a transformação digital no setor público é um requisito inevitável para os governos, devido à crescente complexidade e interconexão dos sistemas de informação e às demandas dos cidadãos, que estão se tornando mais bem informados e, cada vez mais, buscando serviços ágeis e inovadores. Este projeto visa avaliar a maturidade digital dos órgãos públicos no estado do Amazonas, abrangendo os níveis federal, estadual e municipal. Utilizando o Modelo de Maturidade de Dados (MMD), o estudo busca mapear o grau de desenvolvimento digital, considerando dimensões como infraestrutura tecnológica, governança de dados, competências e cultura de inovação. A coleta de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e análise documental, com o objetivo de identificar lacunas e oportunidades para o aprimoramento da gestão digital. Os dados quantitativos e qualitativos serão analisados para classificar cada órgão em diferentes níveis de maturidade, variando de inicial a otimizado. Ao final, o projeto apresentará um diagnóstico detalhado e fornecerá recomendações estratégicas para auxiliar os gestores públicos na promoção de uma transformação digital eficaz e alinhada às necessidades regionais. Os resultados esperados incluem um panorama claro da maturidade digital dos órgãos avaliados e um conjunto de diretrizes que contribuirão para fortalecer a eficiência e transparência dos serviços públicos na região.
5. Mídias Sociais, Opinião Pública e Adaptação das Organizações Públicas
Coordenador: Maurício Brilhante de Mendonça
Resumo: a forma como os brasileiros passaram a adquirir notícias está mudando. Há um crescimento do consumo de notícias online e por meio de mídias sociais. O formato digital e online possibilita a disseminação de informações em grandes volumes e velocidade superiores à capacidade dos meios tradicionais como televisão, rádio e impressos. Portanto, atualmente, conteúdos de informação e desinformação podem circular de forma mais rápida e em maior quantidade. Este projeto de pesquisa pretende explorar a forma como a administração pública tem se adaptado às contingências e desafios desse novo cenário de expansão de novos comportamentos na aquisição de informações. Especialmente, em um contexto de expansão de circulação de conteúdos de desinformação que podem resultar em impactos nas ações e operações de organizações públicas.
6. Mídias Sociais e Comunicação Política
Coordenador: Maurício Brilhante de Mendonça
Resumo: o avanço do acesso à conexão de internet, o acesso facilitado a equipamentos como smartphones e computadores, a expansão dos serviços de TV por assinatura e streaming, somadas às modificações nas regras eleitorais do Brasil, que estabeleceram, por exemplo, um período de campanha de 45 dias, uma diminuição do horário de propaganda eleitoral na TV e rádio e a expansão do uso das mídias sociais como fonte de informação de notícias e de conteúdo publicitário, de entretenimento e político, fez com que a propaganda política eleitoral se tornasse cada vez mais concentrada, frequente e relevante nas mídias sociais. As ações eleitorais para a conquista de votos são adaptações das técnicas de marketing oriundas do mercado para o marketing político ou, no caso, para o marketing eleitoral sob um olhar profissional (Ituassu et al., 2022). Dentre as ações de marketing temos a pesquisa de marketing (opinião) a definição da oferta (produto) e a comunicação da oferta (propaganda) pelos canais escolhidos (tv, rádio, materiais impressos e mídias sociais).
A comunicação também é uma ação social que absorve e se utiliza das características locais (Zolnerkevic, 2024). Portanto, o uso das mídias sociais para ações de marketing político e eleitoral vem sendo aperfeiçoadas rapidamente (Marques; Silva; Matos, 2011) e este estudo busca explorar o uso dessas técnicas no contexto eleitoral da cidade de Manaus na eleição de 2024. E portanto identificar métricas e padrões mais eficazes em um contexto local.
7. Sustentabilidade e Estratégias de Gestão em Mercados Emergentes: Planejamento e Avaliação de Práticas Inovadoras na Amazônia e Instituições Públicas
Coordenador: Jonas Fernando Petry
Resumo: o projeto propõe a criação e o acompanhamento de estratégias organizacionais autossustentáveis e inovadoras em mercados emergentes, com foco em regiões de relevância estratégica, como a Zona Franca de Manaus e o transporte público na Amazônia. Alinhado à gestão pública, o projeto abordará também o papel da Amazônia como vantagem competitiva global e como as práticas de negócios internacionais podem ser impulsionadas através de um planejamento estratégico eficaz e ferramentas de avaliação de desempenho, como o Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR).