UFAM regulamenta comprovação de proficiência em línguas para alunos do PROFIAP
Em reunião extraordinária realizada em 17 de setembro de 2024, o Colegiado do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aprovou por unanimidade a Resolução nº 01/2024, que regulamenta os critérios para comprovação de proficiência em língua estrangeira no âmbito do curso.
A nova norma estabelece que a comprovação deve ocorrer até a fase de qualificação e tem como objetivo avaliar a capacidade de leitura e compreensão de textos acadêmicos nas áreas de conhecimento do PROFIAP. Serão aceitos diversos tipos de certificação, entre eles testes aplicados por instituições federais de ensino superior, resultados da prova de inglês do Teste ANPAD (com pontuação mínima de 300), diplomas de Letras com habilitação em Espanhol ou Inglês, além de certificados com nível básico conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).
Também serão aceitos documentos de proficiência emitidos por outros programas de pós-graduação da UFAM ou de outras instituições federais de ensino superior (IFES), desde que tenham sido emitidos nos últimos dois anos.
A Resolução entrou em vigor na data de sua publicação e representa mais um passo na formalização dos processos acadêmicos do programa, assegurando padrões de qualidade e coerência com a exigência de leitura técnica em línguas estrangeiras no âmbito da pesquisa e produção científica.
Acesse a resolução clicando aqui: https://drive.google.com/file/d/15yY0QUQ77o5FLcl7KgxSNKnuNLfyKAGq/view?usp=sharing